quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Declaração aberta de serviços públicos 2.0 é escrita com a ajuda da população

Brainstorming
Blog – Public Services 2.0

Desafio: as necessidades da população em relação aos serviços públicos são muito complexas. A administração pública tem que estar sempre presente, buscando entender e atender às necessidades da sociedade, incentivando os cidadãos e cidadãs a co-participar do desenvolvimento de seus países. A União Europeia desenvolveu para a conferência de governo eletrônico em Malmö, na Suécia, realizada em novembro de 2009, uma declaração ministerial que tinha como objetivo orientar o serviço público pela web 2.0. Seu desafio era obter o apoio e engajamento da população para dar idéias de utilização da web para transformar a gestão pública. Essa declaração foi transmitida aos governos da Comunidade Europeia.

Solução inovadora: um processo online de criação coletiva foi criado visando a reunir ideias inovadoras para melhorar a gestão pública por meio da internet. Foi utilizada a ferramenta Uservoice para reunir as informações obtidas. As sugestões foram votadas pelo(a)s internautas e estão disponíveis para visualização. As informações foram coletadas entre 15 de junho de 2009 e 15 julho de 2009, analisadas e inseridas na carta de declaração aberta, enviada à Conferência. As sugestões também foram coletadas em uma comunidade criada no Facebook.

Durante a fase de brainstorming, a iniciativa recebeu 800 votos, 1,5 mil ideias e 60 comentários. Um blog referente à co-criação da carta também foi desenvolvido. O resultado foi a elaboração de um texto simples e concreto, orientado pela população.

0 comentários:

Postar um comentário