quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Técnicas

Técnicas são procedimentos ou conjunto de procedimentos que, ao longo dos anos, têm sido utilizados com o objetivo de se alcançar resultados dos mais diversos. A passagem da sociedade industrial para a sociedade de conhecimento tem feito com que algumas dessas técnicas sejam hoje menos utilizadas e outras, ao contrário, venham a ser desenvolvidas. Se antigamente a principal função dessas técnicas era aumentar a velocidade e a automação das tarefas manuais, hoje em dia o que se pretende é abrir um espaço para facilitar a criação e compartilhamento do conhecimento organizacional. Essas técnicas são usadas para:

1. Definir estratégias de atuação no mundo globalizado;
2. Aumentar a qualidade do gerenciamento de serviços realizados diretamente ou terceirizados;
3. Implementar políticas públicas mais efetivas.

Assim, atualmente lidamos com técnicas novíssimas, voltadas à criação e compartilhamento do conhecimento organizacional, numa esfera menos hierarquizada e ligada à democratização da informação a todas as camadas das organizações.

Elencamos aqui algumas das principais técnicas de gestão do conhecimento na atualidade. Na matriz abaixo, classificamos esses conceitos de acordo com grau de prioridade de implementação nas empresas. Neste primeiro momento, disponibilizamos exemplos de cases de todas as técnicas listadas como prioridade um. Em breve teremos cases englobando também as demais.

0 comentários:

Postar um comentário