quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Utilização de Storytelling




Contar histórias, uma das técnicas mais antigas para se passar o conhecimento, tem sido utilizada ao longo dos anos nos âmbitos familiar, religioso e social. Com o amadurecimento da sociedade do conhecimento, verificou-se que essa técnica pode ser utilizada nas organizações para transformar relatos insípidos ou excessivamente técnicos, constantes nos relatórios, em uma atraente maneira de se aprender.

Pode ser feita em materiais impressos, áudio, vídeo, peças de marketing, notícias, ou por ferramentas de web 2.0.

Como toda boa história, essa técnica deve utilizar todos os atributos de uma estrutura de narração tradicional, como, por exemplo, mote, definição de tempo, lugar, tipo de narrador, introdução, desenvolvimento e conclusão. Caso contrário, se tornaria um relatório formal.

O objetivo é motivar e engajar o(a)s colaboradore(a)s de uma organização por meio de um apelo para o lado sentimental e histórico das atividades realizadas.

A aplicação da técnica tem, como outros benefícios, a preservação da história da instituição, a criação de uma cultura organizacional, o reforço de valores, a geração de ideias, a valorização de colaboradores e a disseminação do conhecimento.

Casos Relacionados

Memórias do Brasil compartilhadas na internet
Pergunte ao primeiro-ministro do Reino Unido

0 comentários:

Postar um comentário