quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Registro de Lições Aprendidas




O registro de lições aprendidas tem sido muito utilizado quando da conclusão de projetos. Ele estimula a troca de ideias entre participantes dessas atividades com outras áreas da organização que possam usufruir das experiências vividas em cada projeto.

As lições aprendidas não têm como objetivo mostrar apenas os pontos positivos de cada projeto, mas também os problemas encontrados (e suas soluções) e alertar sobre possíveis riscos que podem estar presentes em projetos semelhantes conduzidos no futuro. O objetivo desta técnica é integrar equipes de diferentes projetos e traçar dois caminhos para o projeto: a situação modelo e orientações de como agir em momentos de emergência.

O relato de experiências é geralmente conduzido por coordenadores ou líderes, de modo que as experiências exitosas possam ser replicadas e problemas comuns sejam evitados. A aplicação dessa técnica deve deixar claro que o objetivo não é avaliar o andamento do projeto, mas sim obter o relato espontâneo das experiências coletivas.

A finalidade da técnica é fazer com que a organização possa aprender com os erros e acertos de experiências passadas por meio da difusão dessas informações para todos.

As lições aprendidas contribuem também para a maior utilização de boas práticas organizacionais, além da diminuição da ocorrência de erros e a criação de um ambiente propício para a inovação.

Casos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário