sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Engajando a população por meios das comunidades

E-democracia

Desafio: a Câmara de Deputados tem como desafio engajar a população para conhecer suas necessidades, desejos e idéias de uma sociedade melhor. O objetivo da Câmara é de aprimorar seus canais de participação política e de transparência em suas ações.

Proposta inovadora: um portal foi lançado em junho de 2009, por iniciativa da Assessoria de Projetos e Gestão da Câmara de Deputados, visando a estimular a participação popular pela discussão e compartilhamento do conhecimento. O portal é uma rede social de interação e discussão virtual da sociedade com o objetivo de promover um debate sobre o processo de elaboração de políticas públicas e projetos de lei de interesse nacional. Atualmente, o sítio conta com cinco comunidades: o Estatuto da Juventude, Simpósio da Amazônia, Mudança do Clima, Desaparecimento de Crianças e Política Espacial Brasileira, além do Espaço Cidadão, um ambiente para contribuições livres. Cada comunidade dispõe de ferramentas para incentivar a participação da população, tais como enquetes, fóruns, chats, wiki e biblioteca digital.

O sítio também disponibiliza notícias relacionadas às comunidades e agenda de eventos, com links para o Parlamento Jovem, Comissão de Legislação Participativa, Acompanhe seu Deputado e Fique por Dentro – Mudanças Climáticas. Para participar dessa rede e se tornar membro das comunidades é preciso fazer um cadastro. O relatório da Comissão do Estatuto da Juventude exibe a participação de jovens de diversas regiões do País.

0 comentários:

Postar um comentário