quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Mashup




Mashup é um sítio na internet, ou uma aplicação web, que faz uso de mais de uma fonte para criar um serviço totalmente novo. Um bom exemplo para ilustrar a ferramenta é o portal WikiCrimes, onde usuários de todo mundo podem reportar online crimes ocorridos na região onde moram. Para isso, o sítio combina o conteúdo do Google Maps com informações das polícias locais sobre a incidência de ocorrências e seus respectivos locais onde aconteceram. Assim, é possível tanto os internautas comentarem os casos postados quanto inserir novos.

Essa técnica tem como objetivo possibilitar ao(à) usuário(a) com um conhecimento mínimo de programação combinar dois ou mais recursos da web a fim de inovar e trazer novas soluções para os internautas.

Dentre os benefícios organizacionais estão a possibilidade de fornecer a seu público, em sua própria página na internet, recursos variados, que facilitem o compartilhamento de conhecimento e informações.

Comece Agora

Esta é uma das ferramentas que se mostrou extremamente útil na administração pública. Como o mashup é versátil, por combinar diversas ferramentas para criar novos aplicativos, governos das mais diversas partes do mudo têm feito uso sa solução. O site Open Kapow permite a integração de diferentes aplicativos para criar serviços, como por exemplo, a localização de telefones em um mapa. Neste mesmo molde foram criados o Wikicrime e o mashup do SAC SP.

Para criar mashups:
Open Kapow

Casos Relacionados

Mashups trazem desenvolvimento às vias de transporte
A criminalidade reduzida por meio dos mashups

0 comentários:

Postar um comentário