sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Articulando redes para solucionar casos

Austrália – Facebook

Desafio: um dos maiores problemas que a Justiça encontra para avançar seus processo é o de localizar acusados e notificá-los. No dia 16 de dezembro de 2008, advogados da cidade de Canberra, capital da Austrália, ganharam o direito de utilizar o Facebook, a rede social mais acessada no mundo, para entregar documentos legais a acusados que não podiam ser encontrados de outra forma.

Proposta inovadora: o primeiro caso registrado no tribunal foi a de um casal que não conseguiu pagar o empréstimo realizado para a compra de sua casa. O advogado do caso não conseguiu encontrá-los na residência onde vivem, entre novembro e dezembro de 2008. Foi então, que ele decidiu mudar de estratégia e procurá-los pelo Facebook. O advogado realizou uma pesquisa no sítio e, baseando-se na data de aniversário, o endereço de correio eletrônico e a lista de amigos, encontrou os acusados. O Supremo Tribunal reconheceu que o Facebook pode ser um meio eficiente para encontrar os réus e entregar os documentos legais necessários. A possibilidade - e facilidade - de encontrar pessoas por meio de redes sociais pode ser um ótimo instrumento de auxílio e complementação ao trabalho realizado pelos advogados, agilizando o processo judiciário. Em contrapartida, um dos maiores riscos no uso de sítios como Facebook, como mostrado no caso, é a possibilidade de criação de perfis falsos em redes sociais, o que dificultaria ou mesmo inviabilizaria encontrar o acusado.

No entanto, esse caso mostra que a ferramenta social, se usada de maneira cautelosa, pode servir a diferentes finalidades, resultando em maior eficiência.

Tags: Redes Sociais
Fórum

0 comentários:

Postar um comentário