quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Fórum




O fórum é uma ferramenta de internet que possibilita ao(à) internauta debater um tema com outros usuário(a)s. Disponível nos mais variados sítios, ele funciona como uma lista de mensagens: o(a) primeiro(a) usuário(a) cria o tópico a ser debatido e o(a)s demais – inclusive o(a) criador(a) – desenvolvem a discussão nas postagens seguintes, que aparecem normalmente em ordem de publicação, do mais recente ao último – o oposto do que acontece nos blogs.

O(a)s participantes podem ser divididos em três categorias: usuário(a)s, moderadore(a)s e administradore(a)s. Usuário(a)s podem apenas publicar mensagens em tópicos abertos; moderadore(a)s podem editar, mover e eliminar mensagens que possam ferir a política de uso do fórum. Já o(a)s administradore(a)s desempenham funções como configuração e adequação de novas salas, e têm permissão para enviar mensagens em massa, assim como bloquear, suspender ou excluir membros.

O fórum tem como finalidade proporcionar o debate e a troca de conhecimento em tempo real entre usuários, por vezes localizados em diferentes pontos do mundo.

Além de trazer frequentemente a rápida solução de dúvidas e ser um ponto de encontro para pessoas com interesses em comum, os fóruns servem também para fins organizacionais, como para a análise de temas internos por parte de todos os colaboradores, e realizar brainstormings, assim como para promover a democratização de debates. Desta forma, os fóruns podem ser fontes de constante inovação na organização.

Comece Agora

O fórum é uma opção para esclarecer dúvidas e trocar informações com outros usuários. É possível criar um grupo no Google Groups e discutir os mais diversos temas por meio de e-mails, ou online. Já o site Vanilla disponibiliza o download gratuito de um software para a criação de fóruns.

Saiba mais:

Casos Relacionados

Primeiro-ministro abre espaço para dar voz à população
Australianos discutem usos democráticos da internet

0 comentários:

Postar um comentário