quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Criando redes para ampliação do debate municipal

Communities of Practice for Local Government

Desafio: a agência britânica Improvement and Development Agency (I&DeA) foi criada para auxiliar na inovação e melhorias de gestão do governo no Reino Unido. Seu desafio é tornar a gestão pública mais eficiente, transparente e inovadora. A instituição atua em diferentes setores, tais como educação, saúde, segurança, habitação e meio ambiente e buscava uma forma inovadora de se fazer ouvir por todos os seus públicos.

Proposta inovadora: considerando o objetivo de melhorar a gestão pública, a I&DeA desenvolveu um portal que oferece recursos para que os membros dos órgãos municipais possam interagir entre si, a partir da formação de comunidades de prática. Iniciado em 2006, o portal logo atraiu o interesse do seu público. Mesmo sem grandes investimentos em marketing e divulgação, nos primeiros meses o portal recebia em média 50 novas inscrições por dia. Considerando estes números, foi estabelecida uma meta de atingir 13 mil usuários em abril de 2009. O sucesso da iniciativa continuou e fez com que, já no início do mês de março de 2009, essa meta fosse superada, com a marca de mais de 16 mil usuários registrados, numa taxa de cerca de 70 novas inscrições diárias, conforme artigo publicado no sítio Public Technology, portal britânico que publica informações relacionadas ao setor público.

Uma das comunidades que mais cresce nesse portal é a 2011 Census, aberta a pessoas que têm interesse em trabalhar no escritório nacional de estatística britânico, o The Office for National Statistics. Nela, os profissionais dispõem de recursos interativos da web 2.0, como blogs, fóruns, bibliotecas, agendas de eventos, mecanismos de busca de pessoas, videocasts e wikis. O sucesso da iniciativa foi recentemente reconhecido em âmbito nacional. O portal de comunidades foi agraciado pelo e-Government National Awards 2008, prêmio que reconhece as iniciativas de destaque no governo britânico.

0 comentários:

Postar um comentário